Agitadores: aplicações e funcionalidade

Os agitadores são utilizados em diversos tipos de indústrias como de alimentos, bebidas, cosméticas, farmacêuticas, químicas, análises clínicas, biologia molecular, biotecnologia, tratamento de águas residuais, entre outras.

Qual é o Agitador ideal para o seu laboratório?

Atualmente existe uma diversidade de agitadores, por isso é necessário avaliar não somente o procedimento a ser realizado, mas também a natureza da amostra, levando em conta a aplicação no seu processo (capacidade do recipiente, velocidade de mistura, variabilidade da velocidade, tempo de execução, viscosidade do líquido, temperatura, densidade e volume da amostra). Toda essa análise é de extrema importância, afinal usar um agitador de alta velocidade para preparar uma amostra de sangue, por exemplo, pode alterar as características necessárias para a realização do exame e gerar um resultado impreciso.
Além do tipo de agitação, os agitadores também podem variar de acordo com o tamanho e formato da plataforma, ideais para diversos tipos de recipientes, como: tubos, microtubos, placas e frascos, etc.
Alguns equipamentos podem combinar aquecimento e agitação, contando com uma placa térmica para a troca de calor entre misturas que precisam ser diluídas em temperaturas mais altas.

Agitador Orbital:
É o tipo mais comum dentre os agitadores e cria um movimento de agitação circular horizontal, suave e contínuo para uma mistura uniforme. Geralmente utilizado para cultura de células e em alguns tipos de testes.

Agitador Gangorra:
São capazes de combinar transposições em forma de balanço, conhecido também como movimento gangorra.

Agitador Recíproco:
É um equipamento com agitação linear e movimentos alternados para trás e para frente.

Agitador Roller:
Sendo formado por vários rolos, proporcionam movimentos de rotação. Geralmente são utilizados para tubos, os mesmos são colocados sobre os rolos e o líquido desliza sobre a parede do recipiente, alcançando a homogeneização.

Agitador Rotor:
Chamado também de “roda gigante”, este agitador gira sob um eixo e funciona de forma semelhante às centrífugas, porém não atinge a mesma velocidade. Ideal para homogeneizar tubos de coleta e de centrifugação.

Agitador 3D:
O modelo tridimensional realiza movimentos variados em um único equipamento.

Agitador tipo Vortex:
Utilizado para agitar pequenos frascos ou microtubos, esse modelo é caracterizado por produzir vórtices (redemoinho) no líquido e pode ser utilizado com movimentos contínuo ou através de toque (pulso).

Agitador Magnético:
Como o próprio nome já diz, esse modelo de agitador funciona como um imã que gira acoplado a um motor elétrico. O imã revestido em plástico entra em contato com o motor e produz forças magnéticas, causando movimentos circulares contínuos no material. Esse modelo de equipamento possui versões com aquecimento e sem aquecimento. Na versão com aquecimento, o equipamento aquece e a realiza agitação simultaneamente.

Agitador Mecânico:
Esse equipamento possui diversos modelos que permitem agitação de misturas de alta ou baixa viscosidade de acordo com a aplicação.

Modelo Analógico:
O agitador mecânico de bancada analógico é indicado para quem precisa agitar até 25 litros de água e produtos com viscosidade igual ou inferior. Dentre os diferenciais destaca-se a compensação automática de velocidade durante a agitação, assim como o controle de rotação digital.

Modelo Digital:
Com capacidade de até 60 litros, o agitador mecânico digital é um equipamento ideal para trabalhos com produtos de alta viscosidade em menor quantidade. É caracterizado por seu controle de rotação por engrenagem de fricção, que apresenta um câmbio de duas faixas de rotação, sendo a primeira faixa de 120 a 530 rpm e a segunda de 530 a 2000 rpm.
Além disso, os agitadores mecânicos são compostos por uma variedade de pás que podem ser utilizadas para diferentes aplicações, uma vez que cada modelo cria movimentos diferentes de agitação.

👇🏼

Caso tenha alguma dúvida sobre o tipo de Agitador mais indicado para seu laboratório, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudá-lo!

Gostou? Compartilhe 😉
Faça sua cotação
SOLICITAR COTAÇÃO