Balança de Precisão: Dicas e precauções de como utilizar

Descubra como utiliza-la de maneira adequada!

As pesagens são realizadas através da balança de precisão, um equipamento muito importante e comum em diversos procedimentos nos diferentes tipos de laboratórios. Toda balança de precisão demanda cuidados e alguns macetes de limpeza e manutenção, para garantir melhor desempenho e maior durabilidade.

Dentro do laboratório, a balança de precisão não pode ser um equipamento que muda de local regularmente, existe a necessidade de encontrar um lugar fixo para posiciona-la. Este local deve ser plano e estável, além de devidamente higienizado e livre de umidade, para maior eficácia o ideal é que a balança seja apoiada sob uma mesa de pesagem antivibratória, proporcionando resultados precisos.

Ao realizar a limpeza da balança garanta que o equipamento esteja desligado, sem retirá-la do local de uso, utilize um pano macio úmido com sabão ou detergente neutro (não borrife ou despeje líquidos de limpeza sobre a balança). Fica expressamente desaprovado o uso de solvente, álcool, benzina ou qualquer outro reagente químico para auxiliar a higienização.

Periodicamente, verifique se o lacre do Inmetro não foi rompido e permanece em perfeitas condições. Não se esqueça que manutenções preventivas são necessárias e devem fazer parte da rotina de uma balança de precisão.

A principal vantagem da manutenção preventiva é evitar que o equipamento pare de funcionar corretamente. Assim, ela elimina gastos com manutenção corretiva e problemas operacionais ocasionados pelo não funcionamento adequado na pesagem, o que no ambiente laboratorial é de extrema importância, já que a consistência dos experimentos dependem de resultados exatos.

 

 

Aqui na Sinergia, você encontra Balanças de Precisão e todos os tipos de produtos para equipar seu laboratório!

Confira AQUI!

Gostou? Compartilhe 😉
Faça sua cotação
SOLICITAR COTAÇÃO