Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook

Entenda o que é o processo de destilação feito em laboratório

Processo de destilação fracionada.

Conteúdo:

Um dos processos mais comuns dentro do ambiente laboratorial é a destilação, que consiste na separação de misturas que serão analisadas ou utilizadas futuramente. É um método físico para se obter duas composições a partir de uma mistura homogênea. Atualmente, existem duas maneiras de dividir e destilar uma mistura: a maneira simples, mais comum, e a fracionada.

Como é feita a destilação?

A destilação é um processo que separa uma mistura de modo a obter duas ou mais substâncias. Na destilação simples, são separadas misturas do tipo sólido-líquidas. O primeiro passo para isto é inserir a mistura dentro do balão de destilação e na sequência, aquecê-lo usando uma tela de amianto e um bico de Bunsen. Quando a mistura for inflamável, o processo de destilação simples também pode ser iniciado com uma manta do tipo elétrica.

Após o líquido entrar em ebulição, o vapor é direcionado ao condensador — uma vidraria com tubo na parte interna e duas entradas que conectam mangueiras de látex, que realizam o transporte de água (entrada e saída). Neste momento, o vapor passa pelo tubo interno e é resfriado, voltando para seu estado líquido para, em seguida, ser depositado em um béquer localizado na parte final do condensador. O resultado? A parte sólida é separada do líquido (que virou vapor e voltou a ser líquido) e permanece no balão de destilaçã

Imagem com produtos para laboratórios a direita. A esquerda descrição nas cores verde e azul informando que a empresa Sinergia Científica possui uma loja com preços de Outlet.

O que é destilação fracionada?

A principal diferença da destilação fracionada em relação ao método simples é que esta técnica é utilizada para separação de duas substâncias líquidas, sem misturas sólidas. A destilação fracionada é essencial em diversos processos, como na fabricação de bebidas alcoólicas destiladas e também na refinação de petróleo para obtenção de derivados.

Um detalhe importante da destilação fracionada é que o processo trabalha misturas bem estabelecidas em suas composições, com pontos de ebulição uniformes e semelhantes. Outro ponto importante é que, antes da utilização no condensador, é aplicada a mistura em uma coluna de fracionamento com pequenas bolas de porcelana que dificultam a passagem do vapor.

Quando o líquido homogêneo é aquecido, aquele que apresenta um ponto de ebulição inferior evapora primeiro e vai direto até o condensador, voltando ao estado líquido. Na sequência, o líquido com maior ponto de ebulição passa pelo mesmo processo e também vai até o condensador vazio. Os dois líquidos passam pela coluna de fracionamento e, por isso, a técnica é chamada de destilação fracionada.

Confira os produtos que temos disponíveis para destilação fracionada e obtenha os melhores resultados.

Gostou? Continue lendo...

Sobre a Sinergia

Fundada em 2012, com sede situada em Campinas – SP, cidade escolhida pela localização estratégica, posicionamento logístico e por ser um dos maiores Centros de Pesquisas, Tecnologia, Inovação e Ensino do País. Atuamos em todo território nacional com a distribuição de produtos para todos os tipos de laboratórios.
Liderada por um gestor com 45 anos de experiência, contamos com uma estrutura de 2.200 m² e mais de 35.000 itens em linha.

Newsletter

 

Cadastre-se para receber novidades e condições especiais:

Newsletter:

 

Cadastre-se para receber novidades e condições especiais: