Filtração: Princípios e Aplicações

Conheça os princípios e suas aplicações

A filtração é um método físico que consiste na separação de misturas heterogêneas. Utilizada em larga escala principalmente nos processos do tratamento das águas potáveis e nas indústrias de bebidas, estes procedimentos abrangem os padrões de qualidade da água potável que estão cada vez mais exigentes e a clarificação sem uso de químicos nos líquidos consumíveis, mantendo qualidade e sabor ao produto.

●  Microfiltração:  A microfiltração retém partículas entre 0,1µm e 10µm, contendo poros maiores que bloqueiam partículas de grande peso molecular. Útil em diversas aplicações, como processos industriais, análises laboratoriais, filtração de meios de cultura, solventes orgânicos, filtração de líquidos utilizados, entre outros.

●  Ultrafiltração:  Conhecida também como filtração por membrana, este processo funciona da forma que as membranas de ultrafiltração possuem alta porosidade e o tamanho dos poros são mais estreitos, garantindo um limite molecular. Aplicada de forma eficiente nos métodos de remoção de pirogênios em vasta faixa de fármacos e soluções de baixo-médio peso molecular.

●  Nanofiltração:  Neste tipo de filtração os poros possuem tamanho inferior a um micrometro, que são medidas em nanômetros. O procedimento da nanofiltração é aplicado em métodos de purificação de água potável, descoloração e remoção de micropoluentes e retendo diversas subtâncias, incluindo sais.

●  Osmose Reversa:  Ou hiperfiltração, como também é chamada, se refere ao processo que uma membrana separa a solução da água pura. Este procedimento permite que as moléculas de água infiltrem pela membrana e diluam a solução disposta, até que a diferença de altura entre água e solução alcancem um valor típico.

 

●  Filtros de Pressão e Filtros a Vácuo:  Para que uma filtração seja adequada exige-se que a pressão seja aplicada através do filtro, atuando uma força motriz que impulsiona o fluido. Os dispositivos de filtração podem ser classificados como filtros de pressão ou a vácuo, a filtração de pressão aplica uma força fazendo com que o fluido atravesse o filtro, enquanto a filtração a vácuo conta com uma bomba anexada ao filtro proporcionando operação contínua.

👇🏼

Compre Equipamentos para Filtração clicando aqui!

Gostou? Compartilhe 😉
Faça sua cotação
SOLICITAR COTAÇÃO